quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Casa Valduga - Premium (Chardonnay) 2006


# A uva Chardonnay:
Essa uva é originária da região da Borgonha (França) que é o berço dos melhores e mais caros chardonnays do mundo. É a uva branca mais famosa do mundo por ser relativamente fácil de se cultivar, por isso é conhecida como a grande uva branca, a rainha das uvas, etc...! Além disso, é bastante versátil, pois é usada para elaborar vinhos de características diversas, de acordo com a vontade do produtor. Com ela, pode-se fazer vinhos leves e frescos, assim como encorpados e até mesmo vinhos doces. É uma casta pouco aromática e por isso pode absorver bastante as características do solo e do processo de vinificação, dando origem a um vinho com a "cara" de seu produtor. Por essa facilidade de manipulação e falta de uma "identidade de aroma e sabor" mais marcante, a chardonnay é desprezada por vários críticos e adorada por outros.
# O Vinho:
Embora a França seja a mãe da chardonnay, os vinhos sul-americanos elaborados com essa uva também estão ganhando seu espaço. Obviamente, não são muito caros e nem tão charmosos como os "borgonha"; mas os brasileiros, chilenos e argentinos não estão fazendo feio. Esse CASA VALDUGA escolhido, é um vinho nacional produzido pela família Valduga na Serra Gaúcha. Na minha opinião (depois de algumas pesquisas), trata-se de uma das melhores (se não a melhor) vinícola brasileira. A empresa foi fundada em 1973 e está instalada mais precisamente na cidade de Bento Gonçalves na região conhecida como Vale dos Vinhedos.
# Harmonizou com: Penne com molho ao sugo e manjericão (o mesmo prato do post anterior - foi aberto no mesmo dia).
# O que diz o fabricante: Apresenta aromas frutados, unindo notas como maçã e melão, além de amêndoas doces e mel, transferidas pela maturação em carvalho. Pleno e equilibrado, apresenta boa estrutura de boca e complexidade marcante confirmando as notas da degustação olfativa.
# O que dizem por aí: "Casa Valduga sempre de parabéns com seus vinhos; e esse chardonnay é um dos melhores encontrados no vale dos vinhedos." "O valduga premium que tive o prazer de degustar conseguiu equilibrar o sabor amadeirado (já que é maturado em carvalho) e a refrescância do chardonnay". (fonte: www.enoteca.com.br)
# O que eu digo: Vinho facílimo de se beber e que agrada a todos. Se você for preparar um jantar pra uma mulher ele é uma das escolhas ideais. Tem um aroma suave e delicioso. É um vinho frutado e com acidez equilibrada e agradável. Nota 8.
Abraço!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário