terça-feira, 23 de novembro de 2010

Terrazas de los Andes (Malbec-2006)


# A uva Malbec:

A uva MALBEC é originalmente francesa, mas foi devastada por uma praga no fim do século XIX. Em 1852, ela atravessou o atlântico e foi parar na Argentina, que hoje responde por quase 60% de sua produção mundial. As características dessa uva mudam bastante de acordo com o solo e com o clima do lugar onde é cultivada. Os vinhos Malbec argentinos são considerados os melhores do mundo, e é lá na região de Mendonza que os produtores encontraram as condições de clima e solo ideais para seu cultivo. Na sua terra natal (região de Bordeaux - França) a uva malbec hoje em dia, é bastante utilizada na elaboração de vinhos que utilizam corte de várias uvas diferentes. Enquanto isso, na região de Cahors (também na França) ela é a principal variedade e vem querendo "brigar" com as produzidas na Argentina em busca do posto da melhor MALBEC do Mundo (mas comercialmente falando, ainda estão perdendo de muito).


#O vinho:

Esse "Terrazas de Los Andes" é um vinho argentino. Antes de comprar esse meu primeiro vinho, dei uma pesquisada na internet sobre vinhos bons pra quem tá começando e achei esse daí. Ele é um legítimo malbec argentino. Produzido em Mendonza. A bodega Terrazas de los Andes é de propriedade do grupo francês Moet & Chandon, que em 1959 abriu sua primeira filial fora da França para produzir espumantes; em 1988 eles começaram a produção de vinhos varietais de alta qualidade.


#Harmonizou com: Penne com molho ao sugo e manjericão.


#O que diz o fabricante: Vinho substancioso e suculento com taninos suaves e bem amadurecidos. Notas de frutas pretas, compota de frutas e baunilha. Esta composição dá ao vinho um produto final de água na boca.

#O que dizem por aí: "...ótima relação custo benefício, coloração um pouco mais clara que a maioria dos malbecs, vinho de consumo diário e bastante aromático..." (fonte: www.enoteca.com.br). Não li nada de negativo sobre ele.

#O que eu digo: Sinceramente acho que estreei com chave de ouro nesse universo. Ótimo vinho e tomei praticamente sozinho...rsrsrs. É encorpado. Eu ainda não consigui perceber todos esses aromas e paladares que dizem por aí, mas um dia chego lá. Nota 7,8 (quase 8).


Abraço!!!

2 comentários:

  1. não sou um grande conhecedor de vinhos,mas sou um grande apreciador...
    queria te dar uma dica...talvez você até já conheça...é o vinho "Periquita",um português sensacional!
    esperimenta e conta pra nós!!!
    hehehe

    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Cara manja esse site, www.academiadovinho.com.br
    Abraço!

    ResponderExcluir