quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Miolo Gamay 2009


# A uva Gamay:
A uva gamay foi levada para a França no século III vinda da região da Dalmácia (região que compreende territórios croatas, bósnios e montenegrinos). Essa uva dá origem aos famosos vinhos fraceses chamados de beaujolais, assim chamados por serem feitos na região de mesmo nome. O solo arenoso e rico em ardósia da região de beaujolais é ideal para o cultivo dessa casta que produz vinhos que devem ser consumidos jovens. Na França o lançamento das safras do beaujolais nouveau (o beaujolais mais famoso do mundo) é um evento muito famoso que acontece todo mês de novembro e leva milhares de pessoas às ruas para celebrar sua chegada. "Le Beaujolais Nouveaux est arriveé!!!" (O beaujolais nouveau chegou) é a frase que ecoa nos 4 cantos do planeta nessa época...mas vou falar mais sobre isso futuramente, quando eu abrir uma garrafa do verdadeiro beaujolais...
# O Vinho:
Esse é um vinho nacional produzido na serra gaúcha. A vinícola Miolo é a maior do país e tem 40% de domínio sobre o mercado nacional e produz vinhos comercialmente desde 1990. É uma empresa que cresceu bastante desde então e produz mais de 100 diferentes rótulos, inclusive com parcerias e participações em várias regiões do mundo.
Esse vinho foi escolhido porque eu estava procurando algum rótulo que harmonizasse com pizza e achei uma reportagem da revista DIVINO que reuniu vários degustadores em uma pizzaria justamente para fazer um comparativo entre algus vinhos e concluir qual foi o mais adequado para escoltar uma bela redonda. E o Miolo Gamay, além de ter sido o escolhido por um dos jurados ainda era o mais barato da matéria, portanto...
Pedi auxílio a um pessoal em uma comunidade do orkut pra saber mais sobre esse vinho antes de comprá-lo e ele só recebeu críticas pesadas. Acho que pela experiênica do pessoal, eles torceram o nariz pro vinho dizendo pra eu não esperar nada demais dele, uns disseram pra eu "pular fora" enquanto outros me encorajaram a comprar por eu ser inicaiante, e que vale a experiência.
Uma coisa que eu tenho que dizer sobre esse vinho é que ele é feito para ser tomado novo (com poucos meses), inclusive a safra 2010 já está sendo vendida e quero comprar uma pra fazer a comparação. Se você se deparar com uma garrafa de 2009 pra trás...CORRA...vi no supermercado uma garrafa de 2007, o que pra mim, beira o absurdo!!!
E ele é feito para se tomar em temperatura mais baixa que de outros vinhos tintos. Enquanto a grande maioria dos tintos devem ser servidos entre 16 e 18 graus, o gamay deve ser consumido entre 10 e 12 graus.
#Harmonizou com: Pizza (se me lembro bem, foi de calabresa).
# O que diz o Fabricante: Alta intensidade aromática, que lembram aromas frutados como framboesa, goiaba, amora e morango. Estrutura leve, suavidade em boca, retrogosto persistente e extremamente agradável.
# O que dizem por aí: "cara, esqueça esse vinho, compre outro." "Vale a pena pela experiência já que você está coeçando agora." (orkut) / 'Aromas suaves, herbáceos e sem grande aprofundamento...decepcionante..." (enoteca.com.br -sobre a safra 2008).
# O que eu digo: Valeu a pena! Até eu que estou nessa há pouco tempo senti a diferença de beber um vinho "mais fraco" e menos potente. Acompanhou muito bem a pizza. É um vinho gostoso, exceto pelo álcool que achei muito acentuado (só eu que achei isso). Tomamos a garrafa toda (eu e minha mulher). O aroma é ótimo. Senti algo de superficial nesse vinho, não sei se foi pela safra que já fez um ano ou se é assim mesmo. Quero comprar logo a de 2010 pra tomar o quanto antes.
Abraço!!!

3 comentários: